terça-feira, 28 de outubro de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 28 de outubro de 2014

O parâmetro do segundo turno

Muitas lideranças do Cariri comemoram o resultado do segundo turno das eleições de 2014 como parâmetros para as eleições de 2016, no embate dentro dos municípios. A maioria pode se equivocar e se deixar enganar com o desempenho deste ou daquele candidato ao governo. O voto majoritário ao governo do Estado obedece a outros critérios e situações que, na maioria dos casos, fogem ao controle dos apoiadores. No primeiro turno o parâmetro das candidaturas proporcionais mostra quais apoiadores têm liderança e quem caminha no marasmo do esquecimento. O sucesso da candidatura de Camilo Santana, que acabou ganhando vida própria na região, não deixa ganhos políticos aos seus apoiadores. Claro que outros fatores devem ser levados em consideração como: quando o apoiador é oposição no município. Ou seja, para quem pensa em pegar carona na onda Camilo é melhor começar a se rearticular, sob pena de se decepcionar no futuro.

Quem cresce com o resultado

Na verdade, quem cresce ao fim deste processo são aqueles que “remaram contra a maré” e conseguiram capitanear votos para seus apoiados. Neste caso, vale destacar aquelas lideranças decidiram assumir desgastes internos em seus partidos, apenas para medir força com opositores locais. Claro, que esses casos foram poucos, mas deixaram grandes lições. Destes o grande vencedor é o ex-candidato a prefeito de Araripe, Giovane Guedes. Petista, Giovane rompeu com o partido porque Camilo seria apoiado pelo atual prefeito Humberto Germano. Levantou a bandeira de Eunício Oliveira contra o PT, o prefeito e a onda que tomou conta do Cariri. Eunício teve 45% dos votos em Araripe. Apesar da derrota, a pouca margem coloca Giovane como o grande vencedor do pleito. Agora é esperar o que as articulações políticas trará para Araripe em 2016. Certo mesmo é que, dentro ou fora do PT, Giovane Guedes tente a ampliar sua liderança no município.

Mauriti e as favas contadas

Em Mauriti, o resultado do segundo turno das eleições, assim como o do primeiro, mostrou que o PT está bem consolidado em seu projeto de governo no município. Por outro lado a oposição, liderada pelo ex-prefeito Marcio Martins, mostrou que continua perdendo espaço. Mesmo com a crise interna no PT, vale salientar, negada veementemente pelos assessores do prefeito Evanildo Simão, o grupo de Marcio não soube tirar proveito e avançar nos resultados para se qualificarem para 2016. Na verdade, falta projeto alternativo e organização para a oposição mauritiense. Na verdade, o resultado de mais de 67% dos votos para Camilo e 70% para Dilma, mostrou que a crise entre o ex-prefeito Isaac Júnior e a atual administração, não interferiu no resultado. Ou seja, Mauriti reconhece o projeto petista, não essa ou aquela liderança.

Jardim é um município em crise

Todas as crises possíveis e imagináveis podem ser creditadas ao município de Jardim. Nada de exagero na afirmação. Senão vejamos: na política, aconteceu o que podemos chamar de “samba do crioulo doido”. Ou seja, depois de muitos argumentos da situação e da oposição, para explicar tanta misturada, ninguém entendeu nada. Na verdade, apenas o grupo capitaneado pelos “Roriz” fez realmente oposição. O resultado é que Camilo teve 82% dos votos. Saio forte o grupo da prefeita Analeda Luz, que conseguiu a adesão dos petistas locais. Mas, parece que a prefeita não tem motivos para comemorar. Agora ela reclama de estar sendo prejudicada pela Câmara em projetos como a Lei Orçamentária. Segundo sua assessoria, a Casa oposicionista, não aceita a flexibilização de 40% dos recursos. A assessoria jurídica, coloca como normal o remanejamento. Claro que isso não é verdade, senão não seria preciso a aprovação na Câmara. Mas, polêmicas a parte, tudo pode se resolver com apenas um voto, o do PT. E aí pra onde o PT vai?

Contas bloqueadas

Mesmo com as atenções voltada para o segundo turno das eleições, não passou despercebido o bloqueio das contas de dois municípios caririenses pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para garantir o pagamento de precatórios. Aurora deve ter seqüestrado pela justiça mais de R$ 540 mil, enquanto Baixio deve perder cerca de R$ 30 mil. O recurso são cobrir a inadimplência com regimes especiais de pagamento de precatórios; uma espécie de fundo de reserva que serve para atualizar as responsabilidades. Aliás, a irresponsabilidade com o pagamento de precatórios, não é uma pratica apenas desses municípios. A prática ganhou o Brasil. Além dos municípios caririenses, outros oito sofrerão a pena no Ceará. O fator negativo da decisão é que ela não responsabiliza gestores anteriores, na maioria das vezes, responsáveis diretos pela Inadimplência. O que não deixa de ser um avanço.

Enquanto isso...

... No imenso perde e ganha nas eleições, o Cariri viu muitos desses derrotados. Alguns mais, outros menos, mas, nenhuma derrota foi tão emblemática quando a da prefeita de Santana do Cariri, Danielle Abreu. Ela não conseguiu ultrapassar a casa dos 11% dos votos ao seu candidato ao governo, o peemedebista Eunício Oliveira.

... O resultado de Santana do Cariri é tão desastroso que foram quase 5 votos por 1, em prol do candidato petista Camilo Santana, apoiado pela oposição. O resultado ressuscita velhos adversários que ganham força para o enfrentamento de 2016. Os próximos dois anos serão de grandes desafios para Danielle.

... Outro que sai muito desgastado dessa disputa é o prefeito de Caririaçu, João Marcos. O peemedebista viu o adversário petista levar mais de 62% dos votos do município. Para João Marcos, fora o resultado negativo das eleições, é duro ver seu grupo político se dividir e enfraquecê-lo politicamente.

... Mas, esses não são os priores problemas de João Marcos. Fora a derrota e a divisão do grupo, ele está na eminência de perder a maioria e a presidência da Câmara. Além de tudo isso o prefeito assiste o lançamento da pré-candidatura a prefeito do seu maior adversário, o vereador Rosivan Leite (PT), irmão do ex-prefeito Edmilson Leite. Para quem acredita, pode se chamar isso de inferno astral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário