terça-feira, 7 de outubro de 2014

Coluna Chapara - Jornal do Cariri - 07 de outubro - Eleições

Tensões locais definem o Cariri

Quem esperava uma eleição focada apenas nas disputas estadual e nacional, sem vinculação as próximas eleições municipais, o resultado e a conduta das lideranças durante o processo, mostraram o contrário. No Cariri, principalmente, essa disputa se deu de maneira aberta. Em Vários municípios da região, a tensão entre novas lideranças, confrontadas com outras tentando permanecer no poder, acabou pautando as tensões locais. Partidos racharam, inimigos subiram no mesmo palanque e poucas lideranças saíram fortalecidas. Agora, com o segundo turno, já iniciando esta semana, algumas dessas lideranças que saíram derrotadas têm poucos dias para reverter o quadro e continuarem sonhando com o poder municipal que será disputado em 2016. Boa sorte a todos, eles vão precisar!

Jardim quase sem oposição

Em Jardim, o que se percebe após o resultado das urnas é um imenso vácuo na oposição. O racha do grupo que domina a Câmara Municipal acabou deixando um rastro de indecisões para a continuação da oposição a atual prefeita Analeda Luz. Aliás, ao lado do ex-prefeito Fernando Luz, seu marido, a prefeita foi a grande vencedora desse primeiro turno. O grupo, que já administra a cidade a cerca de 20 anos, esteve à frente das decisões da campanha do petista Camilo Santana no município. O PT local, totalmente sem força, acabou acatando a decisão e se agregando. Além dos petistas, outras lideranças como o ex-deputado Giovanni Sampaio, filho de Jardim, também, se agregou a campanha de Camilo, o que, fortaleceu ainda mais o grupo da prefeita. Na verdade, a oposição tem um futuro incerto.

Tardiny fortalecido em Missão Velha

Muita gente acreditava que o ex-prefeito Washington Fechine conseguiria se reerguer para uma possível disputa em 2016, ainda, nessas eleições de 2014; se enganaram! Aliás, o atual prefeito Tardiny Pinheiro foi o grande vencedor na eleição do último domingo. Além de maioria considerável aos candidatos majoritários (Dilma, Camilo e Mauro), o atual prefeito conseguiu grande maioria aos seus candidatos proporcionais. A desconhecida Raquel Marques, candidata de Tardiny à Assembleia, suplantou o conhecido, Wellington Landim, apoiado por Washington em quase 3 mil votos. Na disputa para federal, Mario Feitosa, passou bem longe dos números de José Guimarães. Nas duas disputas, o atual prefeito conquistou uma diferença de mais que o dobro sobre os nomes de Washington. É um típico caso de caminho saneado.

Cristian enfraquecido em Campos Sales

Em Campos Sales, o que está sendo questionada é a liderança de Cristian Martins, filho do ex-prefeito Paulo Ney. A jovem liderança que, inclusive, sonha em ocupar o lugar que já foi do pai, teve um desempenho considerado muito abaixo do esperado. Seu candidato a deputado federal, o petista Odorico Monteiro, tirou pouco mais de 500 votos, enquanto o candidato Mosés Rodrigues, apoiado pelo atual prefeito Moésio Loiola, estourou com mais de 6 mil votos no município. Nos quatro cantos da cidade, o comentário é que Cristian, sequer, entra na corrida eleitoral para 2016. Desde a queda de braço com atual prefeito, iniciada, ainda em 2012, Cristian sofre a segunda derrota e deixa totalmente comprometida sua sobrevivência política, pelo menos, enquanto Moésio estiver dando as cartas políticas no município.

Nova chance em Farias Brito

Depois de muito tensionamento durante o processo eleitoral deste ano, as lideranças de Farias Brito terão uma nova chance para se reorganizar. O atual prefeito Vandevelder Freitas, terá possibilidade de reafirmar sua liderança, já demonstrada nesse primeiro turno; o PMDB, liderado pelo jovem Advogado Jerônimo, terá mais uma chance de mostrar sua força; e o PT local terá a oportunidade de repensar suas ações ou permanecer radicalizado nas suas convicções. O quadro é de total reflexão, onde o resultado do segundo turno, como em outros municípios, pode definir a disputa de 2016. É claro, que após o resultado que deu a Camilo Santana, mais de 59% dos votos, contra 38% de Eunício, o trabalho para Jerônimo será mais pesado. Agora, resta saber se o PT vai continuar neutro ou escolherá um lado.

Uma eleição disputada

Se alguém um dia sonhou com uma eleição pouco disputada no Ceará, acordou com uma tremenda dor de cabeça. Na verdade, a eleição no Ceará foi uma das cinco mais disputadas no Brasil. Ao termino da apuração, onde a diferença entre os dois principais candidatos não chegou a 1,5% das intenções de votos, houve a certeza que depois de muito tempo existem novamente dois grupos políticos que disputam o poder no Estado. Na primeira “batalha” houve pequena diferença para o grupo dominante, o que, não quer dizer favoritismo. O Cariri, além de ser berço dos dois candidatos que vão ao segundo turno, deve ser o principal protagonista na decisão de quem será o escolhido. Qual será o resultado? É impossível prever! É, no meio de tudo isso, existe apenas uma certeza, será uma eleição disputada voto a voto. Quem viver verá!

Enquanto isso...

... O detalhe das eleições de 2014, no Cariri, foi a maioria de votos obtidas pelos candidatos de oposição em Milagres. É a primeira vez, em quase, 20 anos que os candidatos do prefeito Hellosman Sampaio, saem derrotados no município. O fato fortalece a oposição, apesar da divisão interna. Futuro incerto!

... Outro que sofre uma derrota contundente nessas eleições é o ex-prefeito de Mauriti, Marcio Martins. O atual prefeito Evanildo Simão deu maioria a todos os seus candidatos. Além disso, Evanildo começa a vencer a queda de braço com o, também, ex-prefeito Isaac Júnior. Evanildo acabou a frente das decisões eleitorais no município!

... Quem não precisará mais se preocupar com a decisão do Pleno do TSE é o deputado estadual Sineval Roque. Depois de muitas idas e vindas, o deputado acabou perdendo a vaga na Assembleia Legislativa. Apesar dos muitos apoios nos municípios do Cariri, Roque não foi eleito. Pelo menos, vai dormir tranquilo.

... Pra finalizar, é importante parabenizar os eleitores e as autoridades do Cariri pela tranquilidade vista nesse primeiro turno das eleições. Agora vem o segundo turno e deve permanecer a mesma tranquilidade por parte dos eleitores. Claro que para as autoridades, essa será uma nova eleição e merecerá ainda mais atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário