sábado, 4 de outubro de 2014

Juiz critica suposto uso de helicóptero do Governo em campanha eleitoral

Em seu perfil no Facebook, o juiz Manuel Clístenes Gonçalves, titular da 5º Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, criticou o uso da “máquina pública” nas eleições cearenses. 

Ao exemplificar suas queixas, o magistrado postou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) que apurou denúncias da coligação “Ceará de Todos”, do candidato ao Governo do Estado Eunício Oliveira (PMDB), contra o governador Cid Gomes (PROS), o secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes (PROS), o secretário chefe da Casa Civil do Estado, Arialdo Pinho, e contra os candidatos Camilo Santana (PT), Izolda Cela (PROS) e Mauro Filho (PROS).


Segundo o processo, o grupo ligado ao governador estaria se aproveitando de aeronaves contratadas pelo Estado para cumprir agenda de campanha no interior do Ceará e até para uma viagem a Brasília. Já o secretário Ciro é citado por utilizar um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (CIOPAER) para se deslocar de Fortaleza a Juazeiro do Norte e a Iguatu, onde, supostamente, participou de comícios em apoio a Camilo Santana.

Com exceção de Ciro, os citados encaminharam seus esclarecimentos à Corregedoria Regional Eleitoral. A defesa apresentou documentos que comprovariam a legalidade de todos os serviços de taxi aéreo utilizados pelos membros da campanha e que nenhuma das empresas tem relação com o Governo do Estado. Em seu despacho, o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes pediu mais documentos sobre os fretamentos contratados. 

Com relação a Ciro, que não apresentou qualquer explicação à Justiça sobre a denúncia de que ele haveria usado um helicóptero do CIOPAER para participar de comícios no interior, a Corregedoria encaminhou apenas uma intimação ao secretário para que ele se abstenha de utilizar aeronaves pertencentes ou contratadas pelo Estado para qualquer atividade de cunho eleitoral.


(Fonte: Site Ceará News 7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário