quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Apenas dois candidatos a prefeitos no Crajubar têm pedido de registro de candidatura julgados


Passados quase 30 dias do pedido de registro das candidaturas dos 10 candidatos a prefeito no triangulo Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha), apenas duas foram analisadas e aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Raimundo Macedo (PMDB), no Juazeiro, e Marcos Cunha (PT), no Crato, foram os únicos que já tiveram seus registros aceitos pela justiça.

Demontieux Fernandes (PSOL) e Manoel Santana (PT), no Juazeiro; Antonio Hildegardis (PSOL), Argemiro Sampaio (PPS) e José Leite (PT), em Barbalha; Sineval Roque (PSB), Cícero França (PV) e Ronaldo Matos (PMDB), no Crato; ainda esperam julgamento dos seus pedidos de registro.

Os três maiores municípios do Cariri têm, juntos, 615 candidatos a vereador, onde apenas 237 já tiveram seus registros aceitos. O site do TSE, que disponibiliza os números, registra ainda 15 renuncias entre os candidatos a vereador nos municípios de Juazeiro e Barbalha.

No Ceará são muitos os casos de pedidos indeferidos, ou negados pela justiça. Em outros casos ainda não houve tempo para o julgamento, como é o caso dos candidatos a prefeitos e vereadores do Cariri. A informação é site do TSE, que não estipula prazo para conclusão dos trabalhos.

Os dois lados do julgamento

Na verdade existem duas bases para esse julgamento. Uma é técnica e corresponde aquela analise mais burocrática. Ela diz respeito a documentos, certidões e prazos. Essa é a mais fácil. Mas, sua decisão é quase sempre em definitivo, o que tira a possibilidade de recurso. A outra é mais política, corresponde aquela que analisa tecnicamente processos e investigações, envolvendo atos como gestor. E essa segunda é mais demorada e, ainda, tem a possibilidade de ser revista no caso de indeferimento.

Em todos esses casos de candidaturas sob analises, o que fica é uma imensa tensão das direções dos partidos e das campanhas acerca dos resultados finais. E o TSE tem surpreendido muita gente com muitas decisões de impugnações. Ou seja, nada tem passado aos olhos dos juízes.

Com relação aos candidatos a vereadores do Crajubar, chama atenção o caso de Barbalha. Dos 153 candidatos, nenhum teve seu pedido julgado, mas já houve 10 pedidos renuncia. Esse fato é, no mínimo, curioso. Já em Juazeiro não houve pedido de renuncia. Ou seja, ninguém desistiu.

No meio disso tudo, há de se destacar o trabalho da justiça que ainda tem pela frente um amontoado de processos de pedidos de registros para julgar. E, vale salientar, tem andado num ritmo bom. Mas, todo esse excelente trabalho não diminui a ansiedade dos candidatos em ver seus pedidos aprovados em definitivo.

Certo mesmo, é que muita coisa pode acontecer e muita gente ainda pode ver frustrada suas pretensões de ingressar ou continuar na vida pública eletiva. Vamos esperar para ver o que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário