sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Missão Velha-CE: Candidatos discutem origem partidária


A discussão política da campanha no município de Missão Velha entre os candidatos Washington Fechine (PSB) e Tardiny Pinheiro (PT), tem se concentrado em torno das alianças e origem partidária dos candidatos.

Desde o início da campanha, a coordenação do PSB chama atenção para fato de que o candidato do PT jamais foi petista e o acusa de afrontar a própria sigla fazendo aliança com PSDB, DEM e PPS. Esses partidos teriam sido excluídos das alianças petista pelo encontro nacional do partido.

Sobre a discussão o presidente do Diretório Municipal do PT, Claudio Lacerda, teria publicado nas redes sociais, Fecebook, que o atual prefeito Washington já teria sido filiado ao PSDB. Em resposta a afirmação, a direção da campanha do PSB, veiculou nota desmentindo a afirmação. A nota esclarece que Washington foi filiado apenas ao PPS e PSB, nesse último há mais de quatro anos.

Debate sem nexo

Na verdade, não existe nada de novo nessa discussão. Mas, o que acontece em Missão Velha é um debate vazio, uma briga por nada. Primeiro que as questões internas do PT cabem ao PT. Depois o presidente do PT, realmente, demonstrou uma tremenda falta de conhecimento sobre as atuais alianças petista pelo Brasil. Misturou PT com Serra em São Paulo e DEM com PT na Bahia. Além de dizer que Washington foi filiado ao PSDB. Ora, o grupo ao qual o atual prefeito faz parte, há muito é contrario ao grupo de Gidalberto Pinheiro, que comanda o PSDB na cidade.

Quanto ao atual grupo petista ter votado a vida inteira em Serra, Alckmin e Tasso Jereissati, isso é verdade. Mas, também, não impede de trocar de lado. Afinal, a política brasileira vem perdendo sua conotação ideológica e isso já reflexo. É claro, que não incluo aqui PSOL e PSTU, que se mantém na vanguarda ideológica.

Além disso, quero ver em 2014, caso permaneça a aliança PT – PSB, para governo e presidente; como as atuais forças políticas deverão se comportar. O PSB disse na nota que, enquanto não houver um rompimento, estará ao lado do PT nacional nas próximas eleições.

Agora, o que Missão Velha precisa mesmo é de um debate político sobre os seus problemas e possíveis soluções. Nada contra esse embate estratégico que visa, principalmente, desestabilizar o adversário, mantendo-o ocupado. Missão Velha será o entroncamento, a base da Ferrovia Transnordestina no Cariri. Ou seja, o município pode ser o centro da logística regional e isso necessita de debate. E, vale salientar, está passando da hora de tratar desse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário