terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pesquisa de Juazeiro deve sair na quinta-feira


Está registrada na Justiça Eleitoral, pesquisa para medir as intenções de votos para prefeito do eleitorado de Juazeiro do Norte. A pesquisa foi registrada no último dia 11 deste mês, sob o protocolo CE-00012/2012.

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares e tem como instituto o Ibope Inteligência. A divulgação deve acontecer na quita-feira (16). O Ibope vai ouvir 504 eleitores e, segundo o registro, custou R$ 33.700,00.

Parâmetro

Na verdade, a pesquisa dará um parâmetro seguro para eleitores e militantes. Até agora estamos vivendo apenas de especulações, o que, fomenta o debate eleitoral, mas fica apenas no campo das suposições. Com a pesquisa isso muda. Ela nos trará dados concretos de está a situação.

Mas, o devemos ver na imprensa é apenas o resultado qualitativo da pesquisa. Ele não nos diz onde estão as falhas dos candidatos e o que pensa qualitativamente o eleitor. E esse é o resultado que realmente interessa aos coordenadores de marketing das campanhas. Mas, é claro que isso pouco interessa aos eleitores.

Agora, o que não se pode negar é que a pesquisa pode servir como instrumento publicitário para alguns e um verdadeiro terror para outros. Quem está a frente tende a destacar o resultado, mas para quem está atrás resta destaca que está crescendo. Mas, esse resultado pode trazer surpresas e, até, decepções definitivas. Ou seja, colocar na briga quem se julgava fora ou tirar as possibilidades de quem se julgava na disputa.

Mas, certo mesmo, é que pesquisa influencia, mas não ganha eleição. É aquela velha história: ninguém ganha eleição de véspera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário