quinta-feira, 16 de agosto de 2012

TRE e PF definem esquema de segurança para as Eleições


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Ademar Mendes de Bezerra, e o superintendente regional da Polícia Federal no Ceará (PF), Sandro Caron, elaboraram, na terça-feira (14), esquema de segurança para as Eleições 2012.

Durante a reunião, foram discutidas várias providências no sentido de garantir segurança, com respeito à legislação eleitoral e tranquilidade aos eleitores. O delegado Janderlyer Gomes, responsável por coordenar os trabalhos da Polícia Federal, destacou a criação de 22 bases de operação nos municípios do interior do Estado, que serão anunciadas em breve.

O superintendente regional da PF declarou que o planejamento já foi amplamente discutido com o procurador regional eleitoral e que existe uma integração muito boa com a Secretaria de Segurança do Estado.

Segundo o presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, em reunião realizada anteriormente com o secretário de Segurança Pública e outros delegados do Estado, “todos fizeram questão de reafirmar a importância da participação da Polícia Federal no esquema de segurança para as próximas eleições”.

(A informação é da jornalista Renata Magalhães, site Ceará Agora).

Segurança é fundamental

Na verdade, o esquema de segurança é de fundamental importância para o bom funcionamento das eleições de outubro. E, vale salientar, não estamos falando de segurança contra ladrões, sequestradores, assassinos... estamos falando de abusos cometidos por candidatos e coligações. Ou seja, precisamos de proteção contra aqueles que querem nos representar. E, é bom destacar, que precisamos dessa segurança antes e depois da eleição. Que o diga os TREs, Ministérios Públicos...

O problema é que o efetivo destinado para a tarefa é limitado frente a grande demanda gerada nos últimos momentos do processo eleitoral. Nossos municípios viram verdadeiras zorras eleitorais. Candidatos desesperados por medo de não se elegerem fazem verdadeiras atrocidades contra a lei que eles, se eleitos, prometerão respeitar e defender. Mas, esse é um problema para as autoridades.

Sobre as bases do interior, é quase certo que Juazeiro do Norte seja uma delas. O delegado da PF em Juazeiro, Francisco de Assis Castro Bonfim, foi um dos participantes da reunião. Ou seja, além de Juazeiro, a PF deverá se preocupar com boa parte da região. E aí, haja efetivo.

Agora, a coisa é tão séria que a Polícia Federal manterá um delegado nas dependências do TRE, junto ao juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral. O delegado ficará responsável por atender às demandas dos juízes eleitorais, em todo o Estado, comunicando à PF as ocorrências durante as eleições. Será um canal direto entre os juízes e PF. A pergunta: será suficiente? É todo o estado.

Mas, problema a parte, a iniciativa mostra a preocupação e o compromisso dos órgãos de segurança e eleitorais com relação ao bom andamento da eleição. Esperamos que tudo corra na mas absoluta tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário