sábado, 11 de agosto de 2012

TRE - Audiência Pública define horário eleitoral em Juazeiro do Norte


Na tarde da sexta-feira (10), os representantes dos partidos, coligações e a imprensa local participaram de Audiência Pública para sorteio da sequencia dos programas e inserções; definição de tempo e quantidade das inserções a que terão direito as coligações, além da escolha das emissoras geradoras, tanto rádio, quanto TV.

A reunião aconteceu no auditório do Fórum Eleitoral de Juazeiro, 28ª Zona Eleitoral, sob o comando da juíza Maria Nadir Papaléo. A audiência foi orientada pela resolução do TSE, entre outros, nos termos do anexo para a distribuição dos dois terços do horário destinado à propaganda eleitoral gratuita, entre os partidos e as coligações que tenham candidato.

O anexo da resolução do TSE fixa o tempo das coligações pelo tamanho das bancadas de deputados federais. As bancadas de deputados são o parâmetro para que os juízes eleitorais calculem a repartição do tempo do horário gratuito no rádio e na TV.

O horário de propaganda eleitoral começa no dia 21 de agosto com propagandas proporcionais (vereadores). No dia 22 é a vez das majoritárias (prefeitos) que terá como primeiro a apresentar a coligação “Juntos Para Novas Mudanças” (PT, PSD, PSC, PRTB, PRP e PSDC), com tempo total de 10 minutos e 39 segundos; seguida da coligação “O Povo Pode Mais” (PMDB, PTB, PV, PTN, PSL, PSDB, PTdoB, DEM, PSB, PTC, PPS, PHS e PR), com tempo total de 15 minutos e 52 segundos; e “Frente de Esquerda Socialista” (PSOL e PSTU), com 3 minutos e 28 segundo. Os tempos são os mesmos para Rádio e TV.

Além dos tempos dos programas, as coligações poderão se utilizar de inserções de 30 segundos, divididos na seguinte ordem e quantidades: “Juntos Para Novas Mudanças”, 959 inserções, “O Povo Pode Mais”, com 1428 inserções e “Frente de Esquerda Socialista”, com 313 inserções.

A importância das coligações

Os horários são definidos com 1/3 do tempo divididos igualitariamente para todos os partidos e 2/3 pela proporção das bancadas na Câmara Federal. Ou seja, quanto mais partidos dentro da aliança, maior a possibilidade de tempo da propaganda gratuita. E claro que os partidos maiores são os mais cobiçados, mas os pequenos ajudam na soma geral e por isso, também, são importantes.

Os programas de candidatos a prefeito serão veiculados nas segundas, quartas e sextas-feiras; enquanto os proporcionais serão veiculados nas terças, quintas e sábados. Todos, duas vezes ao dia. Domingo não haverá programa.

Agora é interessante que as coligações se concentrem na apresentação de propostas e no debate sadio dos problemas da cidade e suas possíveis soluções. Priorizar imagens sem fala, texto publicitário e o candidato mudo, não deverá somar muito para o debate que o eleitor espera.

Evitar que o candidato coloque suas ideias sem intermediário deve dar, além de boa impressão, uma maior segurança para o eleitor. Temos uma região que já ultrapassa 1 milhão de habitantes e nossos governantes têm, no mínimo, que saber falar; interagir com seus eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário