terça-feira, 21 de agosto de 2012

Começa horário eleitoral gratuito


Começou hoje, o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. O período deve marcar o início de um novo momento para os candidatos a prefeito e vereadores da região do Cariri.

No Cariri apenas o município de Juazeiro do Norte, terá a transmissão da propaganda eleitoral pela TV. Os outros terão apenas o Rádio para transmitir seus projetos e propostas a população.

Os candidatos a vereador inauguram o horário eleitoral que terá 30 minutos de duração. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, os blocos serão destinados à propaganda eleitoral para prefeitos e vice-prefeitos. Nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados, os dias são reservados para os candidatos a vereadores.

No rádio, os horários começam às 7h00 e vão até às 7h30; e de 12h00 às 12h30. Na TV, os horários estão definidos das 13h00 às 13h30; e das 20h30 às 21h00.

Atento às regras

É importante que o candidato saiba que o horário eleitoral é destinado a apresentação das propostas e que fica proibido, segundo o TRE, a propaganda que ofenda outros candidatos. O partido ou coligação que não cumprir esta regra está sujeito à perda do direito de veicular sua propaganda gratuita no dia seguinte ao da decisão. Ou seja, falar mal do adversário pode ocasionar maior tempo para o adversário. Então é melhor que nossos candidatos venham com boas propostas para conquistar o eleitor.

Outro fator a ser priorizado pelo candidato é que a propaganda não pode utilizar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais. Ou seja, não podem dizer o que o candidato não é. E nem dizer o que ele na verdade não pensa. Essa montagem de personalidade será acompanhada pela justiça.

Na verdade, o que o eleitor quer é ver nos candidatos futuros representantes comprometidos com as causa populares e a propaganda eleitoral é onde a sociedade começa a reconhecer os melhores nomes. Então que os nossos candidatos façam da propaganda eleitoral um espaço para o debate e a apresentação de boas propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário